Ômega 3

Ômega 3 é um tipo de gordura poli-insaturada. Ele representa uma família de ácidos graxos e é composto por três variedades: ácido alfa-linolênico (ALA), ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosahexaenoico (DHA). Os ácidos graxos podem ser classificados em três tipos: saturado, monoinsaturado e poli-insaturado Entre os benefícios mais reconhecidos do ômega 3 está a proteção da saúde cardiovascular e cerebral.

Benefícios do Ômega 3

Os benefícios do ômega 3 para o organismo são comprovados por pesquisas científicas:

  • Tem ação anti-inflamatória..
  • Contribui para uma pele saudável.
  • Auxilia no controle da pressão arterial.
  • Possui efeito antitrombótico, ou seja, inibe a agregação plaquetária, além de estimular a vasodilatação.
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Promove a saúde cardiovascular.
  • Protege a retina.
  • Auxilia no tratamento da depressão.
  • Ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides no sangue.

Além disso, a partir do consumo de ômega-3, ocorre no organismo a biossíntese dos ácidos graxos EPA (eicosapentaenoico) e DHA (docosahexaenóico) que, apesar de apresentarem estruturas bem semelhantes, exercem funções diferentes no organismo. O EPA está relacionado, com a saúde cardiovascular, enquanto que o DHA além de estar associado à saúde materno-infantil é considerado fundamental para o desenvolvimento do sistema visual e cerebral.

Ômega 3 e a gravidez

O ômega 3 é muito benéfico para as grávidas. Um estudo realizado pelo Centro Médico da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, revelou que o ácido graxo ajuda as mulheres a terem bebês mais fortes e a reduzir a incidência de partos prematuros. Além disso, outras pesquisas apontam que o consumo do ômega 3 no último trimestre de gestação e nos primeiros meses de aleitamento aumenta o QI dos bebês.

A orientação para as gestantes é ingerir o ômega 3 por meio da alimentação. Comer peixes de água fria, como o salmão e a sardinha, duas ou três vezes na semana e incluir oleaginosas, como a nozes, nos lanches entre as principais refeições são ótimas opções.

Alimentos ricos em ômega 3

Os alimentos que possuem a maior quantidade de ômega 3, DHA e EPA, são os peixes de águas frias. Isto porque como eles vivem em um ambiente frio tem a tendência de acumular mais gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, especialmente o ômega 3.

Confira as espécies que possuem as melhores quantidades do ácido graxo e veja qual é a porcentagem do valor diário e a quantidade que a porção de 100 gramas de peixe carrega de ômega 3.

Ômega 3
Peixes ricos em Ômega 3

Suplementação a base de DHA

DHA é um suplemento alimentar de ácidos graxos poli-insaturados ômega-3 na forma de triglicerídeos que favorece uma excelente absorção. Obtido pelo processo de destilação molecular, possui 500mg de ácido docosahexaenoico (DHA) e 100mg de ácido eicosapentaenoico (EPA) por cápsula. Estes ácidos graxos não são produzidos pelo corpo humano e, portanto, devem ser obtidos por meio de dieta ou suplementação.
A pesquisa, feita por cientistas da Universidade do Estado de Oregon e outras instituições e os resultados dos estudos indicam que suplementar com DHA é uma maneira de prevenir os danos do fígado causados pela dieta ocidental, que, geralmente, é baseada em um consumo excessivo de carne vermelha, açúcar, gordura e grãos processados.
Os estudos foram realizados com animais de laboratório, que receberam um nível de suplementação de DHA equivalente a cerca de 2 a 4 gramas por dia, para uma pessoa de estrutura mediana. Na dieta, as fontes mais comuns de DHA são os peixes com mais teor de gordura, como salmão, cavala ou sardinha.
O óleo de peixe, um suplemento comumente usado para fornecer ômega 3, normalmente não é prescrito para regular os níveis de glicose no sangue em pacientes diabéticos, mas nossos estudos sugerem que o DHA pode reduzir a formação de metabolitos de glicose nocivos associados a complicações diabéticas”.

Ômega 3

PARA QUE SERVE O DHA ?
✅Neuroprotetor;Parte fundamental da formação de toda a estrutura cognitiva do feto durante a gestação;
✅ Prevenção e tratamento de distúrbios oculares e doenças neurológicas;
✅ Melhora do raciocínio, concentração, aprendizado e memória;
✅ Auxilia no tratamento de transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, depressão e doença de Alzheimer;
✅ Contribui ao bom desempenho intelectual.

Cápsulas de ômega 3, usadas como suplementação devem ser consumidas apenas sob orientação de um médico ou nutricionista.

http://shad.com.br/index.php/produto/t-shirt-omega3/

Time Shad & Dr.Thiago Macedo 

http://www.drthiagomacedo.com.br/

Alimentação Atum Blog Cavala Dieta Estilo de vida Nutrição Óleo de peixe Ômega 3 Peixes Salmão Sardinha Saúde Suplementação Vida saudável